• Giulia Guarnieri

Não erre mais na combinação de cores!

Atualizado: Mar 25

Você já deve ter se deparado em um salão de beleza com uma infinidade de cores e tonalidades de esmaltes, que te maravilhavam, mas que no fim das contas mais te geravam dúvidas do que certezas e pensado e agora qual melhor cor para se escolher? e ficado naquela indecisão sem fim da escolha da cor do esmalte mais adequada ao seu visual.


Pois bem, agora iremos apresentar duas opções de métodos para te ajudar a fazer a melhor escolha sem ficar mais com aquela dúvida cruel, de maneira simples e rápida, conforme segue.


Primeiro método: círculo monocromático

A base do círculo monocromático é fazer combinações com mesma cor, mas com tonalidades distintas.



No exemplo abaixo basta selecionarmos a cor e percorrer seu raio nas tonalidades correspondentes, do interior para o exterior ou do exterior para o interior, em linha reta.


Como exemplo podemos escolher a cor azul desde sua tonalidade mais escura até a mais clara usando as tonalidades ofertadas neste círculo. Intuitivamente é possível imaginar, sem grande esforço, as diferentes tonalidades de cores sem o auxílio do círculo monocromático, por isso a facilidade em usá-lo.



Segundo método: círculo cromático

Realiza a combinação de cores de modo complementar, combinando cores diferentes, mas harmônicas.

Para este método temos seis maneiras distintas de combinar cores, de acordo com o círculo cromático abaixo, conforme segue.



Complementar

Traça-se uma reta dos lados opostos da cor que se quer combinar.

Por exemplo: se escolhemos uma roupa vermelha teremos uma cor verde como cor complementar.



Análogas

Observando o círculo cromático escolhe-se as cores adjacentes, vizinhas, a cor escolhida.

Por exemplo: se escolhermos uma roupa de cor vermelha as cores análogas são a laranja e a rosa e suas tonalidades.


Triangulação

Esse método possibilita combinar até três cores, formando um triangulo equilátero a partir da cor escolhida.

Por exemplo: se escolhermos a cor vermelha as cores complementares da triangulação serão azul e verde e suas tonalidades.

Neste método temos o benefício de podermos escolher e combinarmos três cores.

Abaixo temos a combinação da cor azul e amarelo, da complementação da cor azul, amarelo e rosa do círculo cromático.



Meio complementares

Nesta tipo de complementação é realizado a escolha baseando-se no método complementar, mas as cores escolhidas serão as cores vizinhas ao lado oposto da cor que se quer combinar.

Por exemplo: se escolhermos a cor vermelha as cores meio complementares serão as cores vizinhas ao verde escuro, ou seja, serão as cores verde e azul claros.


Retângulo

Temos a possibilidade de combinar quatro cores distintas.

Neste método primeiramente escolhemos a cor que se quer combinar e selecionamos a cor imediatamente após a cor vizinha e traça-se uma reta até o lado oposto das duas cores iniciais.

Por exemplo: se escolhermos a cor vermelha devemos seguir na cor violeta e nas cores verde claro e verde escuro respectivamente.

Obs.: Neste método temos a possibilidade de iniciar a verificação da cor no sentido horário ou anti-horário, possibilitando fazer combinações de diferentes de cores, isto fica a critério.


Quadrado

Neste método, similar ao anterior, primeiramente escolhemos a cor que se quer combinar e selecionamos a terceira cor a contar da cor vizinha e traça-se uma reta até o lado oposto das duas cores iniciais.

Por exemplo: se escolhermos a cor vermelha teremos as cores roxa, verde escuro e amarelo.



LEMBRO QUE ESSAS CORES TAMBÉM PODEM SER ENCONTRADAS ATRAVÉS DA PESQUISA DO GOOGLE, O QUE FACILITA NOSSA PROCURA DE PALETA DE CORES, DE MANEIRA FÁCIL E PRÁTICA.


QUEREM VÍDEO EXPLICATIVO, DEIXEM COMENTÁRIO!!


Se gostou compartilhe nosso post no link abaixo!


Para ver acessórios que valorizam seu look acesse nosso site: www.aboutjoias.com.br

9 visualizações

Tel: 21981011505

©2020 por Giulia Guarnieri - Todos os direitos reservados.